La Rete delle Streghe - The Pagan Awakening - La Conexión de las Brujas

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Gravações em Teresina

As gravações do documentário continuam, depois de Paulistana comecei a gravar em Teresina, capital piauiense. As primeiras gravações foram na Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde entrevistei a profªdrª Francisca Verônica Cavalcante, que publicou pesquisas sobre a área de new age e esoterismo no Piauí.

Na manhã do domingo (30/01) vários adeptos e simpatizantes do paganismo compareceram a 17ª edição do Encontro Místico do Piauí (E.M.PI), um evento realizado em Teresina desde 2007 e que é a maior manifestação do paganismo atualmente. O evento foi uma ótima ocasião para entrevistar adeptos do movimento e capturar cenas para o doc.

Na ocasião foi celebrado o dia de Pax, uma data sagrada que era celebrada entre os pagãos do antigo império romano. Os primeiros registros da celebração deste dia datam do século IX a.C.

Inicialmente, o dia de Pax marcava a ocasião em que o imperador Augusto retornou da Gália e da Espanha, depois de viajar para uma missão pacificadora nessas regiões. Retornando a Roma com a missão cumprida, Augusto foi recebido com festa pelo povo, sendo adorado ao lado de Pax, a deusa romana da Paz. 

Em Roma, no Campo Marzio, foi erguido um altar dedicado a deusa Pax e ao imperador Augusto. Esse altar foi nomeado "L'Ara Pacis Augustae".

Em meio a tantos outros festivais pagãos celebrados em Janeiro, os organizadores do Encontro decidiram celebrar esta data por acreditarem que a Terra vive um momento em que essa força se faz extremamente necessária. Além disso os rituais realizados tiveram o objetivo de resgatar o antigo culto à Pax Romana, desconhecido por muitos. 

Depois das apresentações de cada participante, ocorreu uma meditação e um ritual onde todos fizeram pedidos de paz, emanando energias de amor e harponia para todo o planeta. A seguir, confira algumas fotos do evento.




Abaixo, fotos da Teia simbólica, representando a união e interconexão entre todos os moradores da Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário